Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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AUTOAVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTE: BACHARELADO E LICENCIATURA
NOAH BARROS DA SILVA

Última alteração: 2019-07-31

Resumo


A pesquisa apresenta um estudo sobre as possibilidades da avaliação institucional no Ensino Superior através do acompanhamento de alunos egressos. A metodologia escolhida se deu por meio da aplicação de questionário online para os egressos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente Campus de Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná. A pesquisa com egressos é um importante procedimento de avaliação dos cursos de graduação, fornecendo informações necessárias tanto para a correção de distorções dos projetos pedagógicos quanto para o planejamento de ações futuras. Tendo como objetivo conhecer aspectos como a preparação dada pelos cursos de graduação para o mercado de trabalho, a contribuição dos mesmos para o desenvolvimento cultural e pessoal dos ex alunos e a participação das disciplinas dos cursos no desempenho profissional. A Universidade Estadual do Paraná/Embap implementou sua pesquisa com egressos, em 2019, por meio de sistema eletrônico com instrumento de coleta de dados aplicado online. Para melhor mapear as principais dificuldades na  realização do acompanhamento de egressos, bem como verificar o impacto dessa ferramenta no desenvolvimento dos cursos e da instituição, definimos como estudo de caso os resultados da pesquisa realizada com egressos dos cursos do Centro de Artes (Superior de Escultura, Gravura e Pintura, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais). O acompanhamento de egressos é uma obrigação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), desde 2004, todavia até a presente data, o Campus de Curitiba I/Embap não conseguiu implementar essa política de forma sistemática.


Palavras-chave


Avaliação. Egressos. Arte.