Última alteração: 2019-08-13
Resumo
Partindo do princípio de que o termo cinema encontra-se em uma crise entorno da essência de sua própria definição, devido às novas tecnologias de produção e consumo de imagens, consideramos, nesta proposta, cinema em sua abrangência mais ampla e contemporânea, ou seja, entendemos cinema como formas narrativas audiovisuais, que envolvem tanto o filme longa-metragem exibido em sala, como a narrativa seriada em televisão e em plataformas de streaming. A pesquisa tem como objetivo identificar, dentro da série britânica de ficção científica Doctor Who, as relações entre a representação ficcional e o momento histórico, além de explorar e discutir como esta representação é construída. A análise narrativa será através de episódios como The Daleks (1964), The Mutants (1972), Planet of the Ood (2008) e Rosa (2018), que evidenciam importantes fatos da nossa história, tais como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, a escravidão, o racismo, entre outros. Durante os mais de cinquenta anos que a série possui, o Doutor já visitou a Roma Antiga, a Londres vitoriana, a França durante sua Revolução e encontrou com grandes nomes da história como Napoleão Bonaparte e Rosa Parks e, essa passagem de Doctor Who por diversas épocas e as criações de vilões, como os Daleks, nos leva a detectar símbolos, críticas, reflexões e representações da nossa história e da nossa sociedade. Por fim, acreditamos que a pesquisa em andamento nos revela que a série, além de trazer um espelhamento dos nossos eventos históricos, propaga tolerância, diversidade, curiosidade intelectual e disposição para manter a mente de seus telespectadores sempre aberta.