Última alteração: 2019-08-13
Resumo
Durante o pós-guerra, o gênero noir estabeleceu-se no imaginário cultural do homem contemporâneo, foi caracterizado pela brusca mudança estética na indústria hollywoodiana após a reverberação da crise de 1929 e as mudanças socioeconômicas a partir da década de 40. As ruas da costa Oeste passam a ser cenários de inúmeras produções do gênero. A pesquisa analisa características históricas e processos socioculturais que compõem o universo real-onírico Angelino no gênero perpassando pelos filmes: Sunset Boulevard (1950), Chinatown (1974), Mulholland Drive (2001) e Drive (2011). O gênero passa a enxergar a metrópole como sujeito ativo nas narrativas, responsável por construir e reforçar o clima de instabilidade. A cidade observa de maneira voyeurista a jornada do cidadão-comum perante a História. A pesquisa identifica o crescimento de Los Angeles durante os anos 20, os efeitos da recessão de 1929 e os efeitos New Deal durante as décadas seguintes, em paralelo a explicitação de elementos intrínsecos ao desenvolvimento do gênero. Os filmes selecionados para a pesquisa apresentam traços históricos correspondentes a formação da metrópole, como: a influência dos estúdios hollywoodianos, a presença de latinos e problemas de abastecimento de água. Por fim, acreditamos que a pesquisa em desenvolvimento destaca a obra noir como um registro da interpretação coletiva de seu tempo, apresentando a construção de uma ode particular em torno de um lugar real delimitado, Los Angeles.