Última alteração: 2019-08-16
Resumo
O preparo e execução de peças musicais constitui o eixo central da atividade de um intérprete em música. Os processos envolvidos neste aprendizado são muitas vezes influenciados por fatores objetivos, como escolha de dedilhados e expressividade embasada em estudos anteriores, e também por fatores subjetivos, como preferências estéticas e estados emocionais do performer. Uma ferramenta útil para a caracterização dessas escolhas é a autoetnografia, que capacita o próprio estudante a documentar e explorar os momentos de seu aprendizado. O presente estudo propõe uma aplicação prática desta ferramenta no estudo de uma importante peça do repertório violonístico do século XX: a Sonatina para violão (Op. 51) de Lennox-Berkeley, traçando um panorama de escolhas, dificuldades e o próprio processo de preparação de uma performance, desde o seu primeiro momento até sua execução de fato. Ao final do trabalho gerou-se um diário escrito, o qual foi analisado juntamente com materiais de suporte, como vídeos e áudios. O material também foi submetido a analises de terceiros, de modo a enriquecer os apontamentos dos pesquisadores. O conjunto dessas informações nos permitiu, assim, prosseguir na direção de melhor compreender e aperfeiçoar processos de aprendizado no conxtexto do violão solista, explorando diversos aspectos que constituem o fazer musical cotidiano e performático.