Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

Tamanho da fonte: 
O ESPECTADOR GREGO: UM ESTUDO A PARTIR DA VISÃO DE NIETZSCHE SOBRE A RELEVÂNCIA DA DRAMATURGIA TRÁGICA
Letícia Merlo Merlo

Última alteração: 2019-08-12

Resumo


Esta pesquisa busca compreender como ocorria a relação entre o espectador grego e a tragédia, que é uma forma cênica na qual ocorre a imitação das ações da vida dos homens e possui como objetivo central suscitar pavor e compaixão no espectador. Sua complexidade está presente na forma como ela é escrita e encenada, nos elementos que compõem a cena, no modo como é projetada a construção do espaço cênico e, também, na maneira como a sociedade grega se organizava na época. O trabalho tem como referência principal as concepções de Nietzsche acerca do tema, a partir dos livros O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo e Introdução à Tragédia de Sófocles, nos quais o autor explora a dramaturgia grega, as definições de apolíneo e dionisíaco, o povo grego, o coro e os atores, entre outros fatores importantes para desenvolver um ponto de vista acerca dessa forma teatral. Para que a relação espectador-tragédia seja estudada esse trabalho precisa, a priori, entender como a tragédia grega se constitui em forma de tragédia, para depois pensar sobre como ocorria esse vínculo entre essas duas partes fundamentais do teatro na Grécia Antiga. Além disso, essa pesquisa dialoga com a tragédia de Sófocles, essencialmente com o texto Édipo Rei, que parte de um mito que já existia entre os gregos, mas que foi transformado em uma obra-prima pelo escritor e no qual estão presentes questões de concepção dramatúrgica importantes para o entendimento da tragédia.  Dessa forma, essa pesquisa pretende perceber qual é e como ocorre a conexão entre esses dois núcleos essenciais das artes cênicas para, posteriormente, apontar qual a importância da tragédia para o povo grego antigo. Além disso, ela anseia entender de que maneira a tragédia de Sófocles tende a provocar uma emoção estética no espectador. Para tanto, são utilizados nessa pesquisa mecanismos de leituras, análises e produção textual, na forma de um artigo acadêmico, sobre o tema proposto e seus resultados com o intuito de que eles auxiliem os leitores da área das artes e demais áreas.

 


Palavras-chave


Espectador; Sófocles; Tragédia.