Última alteração: 2019-08-09
Resumo
O presente artigo é a parte final do Projeto de Iniciação Científica, cuja proposta foi trabalhar a crítica musical de Mario de Andrade para o jornal Diário Nacional no ano de 1931. Entre os textos estudados na pesquisa, sobressaiu-se a questão do papel social da Educação Musical. O objetivo principal deste trabalho é discutir textos do jornal sobre o papel da música na educação como um veículo capaz de dialogar com outras áreas do conhecimento, além de difundir cultura. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, primeiramente com um levantamento dos textos publicados por Mario de Andrade no jornal Diário Nacional no ano de 1931. Foi realizado o fichamento de cada um dos textos selecionados. Foram feitas leituras teóricas e debates com o professor orientador e o grupo de pesquisa. Os textos estudados ajudaram a compreender de maneira significativa a vida e obra do autor, principalmente no que dizia respeito ao seu pensamento musical. Com base nos textos selecionados e na bibliografia estudada, foi possível aprofundar conhecimentos, resultando em novas descobertas e interpretações sobre o pensamento musical de Mario de Andrade.
Entre os textos pesquisados no jornal, alguns se destacaram por veicular ideias do autor para educação musical, como o texto “Livros musicais escolares” (Diário Nacional, 02 de abril de 1931). Considerando o fato do autor ter sido professor de música e exercido também a função de crítico musical, nota-se uma preocupação em formar alunos com uma consciência integral e coletiva e não somente o virtuosismo, entendendo a importância da música e os lugares que ela poderia alcançar, envolvendo professor e aluno, individual e coletivo e a sociedade como um todo. O resultado da pesquisa favorece a discussão de ideias de Mário de Andrade fazendo paralelo com os dias atuais. O escritor teve grande influência para o desenvolvimento do pensamento musical no Brasil, sendo até hoje muito estudada sua influência sobre os compositores brasileiros. Seu pensamento sobre educação musical ainda é pouco conhecido, e pode ser pertinente ainda hoje para pensar como a educação musical pode mudar realidades em vários segmentos da sociedade.
Palavras-chave: Mário de Andrade. Crítica musical. Educação musical.