Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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HOMOEROTISMONO CINEMA LATINO-AMERICANO: REPRESENTAÇÕES DA HOMOAFETIVIDADE NOS FILMES MADAME SATÃ (KARIN AÏNOUZ, 2002 BRASIL) E PLATA QUEMADA (MARCELO PYNERO, 2001 ARGENTINA)
Solange Straube Stecz, Douglas Carvalho dos Santos

Última alteração: 2019-08-07

Resumo


O presente trabalho busca evidenciar representações da homoafetividade masculina na cinematografia latino-americana. Para tanto, o foco do trabalho recai na construção da relação homoafetiva do homem latino-americano e sua representação dentro de obras de diretores do Brasil e da Argentina. O corpus da pesquisa é composto por dois filmes, a saber: Madame Satã (Karin Aïnouz, 2002, Brasil) e Plata Quemada (Marcelo Pynero, 2001, Argentina). O corpus de análise é composto de frames de ambos os filmes em que se vêem retratados os personagens principais, buscando delinear pela análise de gestos, expressões faciais e corporais, composição do quadro, figurino e outros elementos da mise-en-scène, formas de expressão da afetividade homossexual que se manifestam na corporeidade dos personagens e dos próprios filmes. A ideia é por os filmes em diálogo, para, a partir deste trabalho comparativo, entender pontos de encontro e de dissidência destas representações da homo afetividade, oferecendo subsídios para uma compreensão das formas de se representar afetos homoeróticos no cinema latino-americano.  Ao falar do homo erotismo no cinema Latino-americano, houve o cuidado de não importar um arsenal teórico-metodológico criado a partir de uma geografia e de uma história hegemônicas (européia e norte-americana). O modelo importado  será  usado em paralelo à  a experiência latino-americana, sem ignorar seus contextos, como as sequelas dos regimes ditatoriais, a penetração dos valores católicos  os legados africanos e indígenas e a herança pós-colonial. A questão da transgressão das identidades de gênero no cinema no qual as  sexualidades variáveis, quando permitidas, detinham uma narrativa ideológica que marcava a diferença e a exclusão da norma, da ordem, do instituído, sendo definido e definindo-se como algo proibido, culpabilizado, ou ainda, na vertente do riso e do escracho, são  pontuadas pelo trabalho a partir de referências Judith Butler e de Foucault. O estudo organiza-se da seguinte forma: em um primeiro momento, é feito um panorama necessário sobre as noções de América Latina e de homoerotismo/homoafetividade, essenciais para o desenvolvimento da pesquisa e que, longe de serem conceitos estabelecidos definitivamente, flutuam e variam de amplitude e escopo entre as discussões que os problematizam. Em seguida, são analisados frames dos filmes eleitos como corpus do estudo. Na medida do possível, estas representações serão postas em diálogo, buscando pontos de contato e diferenças entre os modos com que corpos e afetos homo são abordados em ambos os filmes.  Como  principais referencias teóricas  utilizamos, Oliveira, Megg (2017),Bragança, M. Tedesco,(2013) e Farret, Rafael e  Pinto, Simone Rodrigues( 2011), Jurandir Freire Costa (1992).

Palavras-chave: Homoafetividade.América Latina.Cinema.


Palavras-chave


Homoafetividade.América Latina.Cinema.

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