Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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CONHECER E AVALIAR OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTE: UNESPAR/EMBAP
FERNANDO JOSE DA SILVA

Última alteração: 2019-07-31

Resumo


A literatura no campo da avaliação institucional aponta para uma escassez de informações acerca dos egressos dos diversos cursos de graduação do país. Assim esta pesquisa com os egressos dos cursos de graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente Campus de Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná, possibilita conhecer a qualidade e o compromisso da universidade com a sociedade. Além disso, o questionário aplicado em 2019 coletou dados no período de quatorze (14) de fevereiro a vinte e sete (27) de junho por meio de formulário eletrônico online como instrumento de coleta de dados busca perceber o grau de inserção da Unespar/Embap na sociedade, no cumprimento da sua responsabilidade social e a importância da instituição de ensino superior para a formação do profissional qualificado para o efetivo exercício no mercado de trabalho. Considerando a inexistência de avaliação institucional neste campus sobre os egressos, esta pesquisa investiga quatro categorias de análise: perfil socioeconômico, avaliação do curso, efetividade profissional e relação com a instituição. Esta investigação sugere ferramentas que contribuam no investimento de coleta de dados significativa, para a autoavaliação da universidade, a avaliação da qualidade dos cursos de graduação em vigência e o consequente dimensionamento deste investimento para a formação do profissional qualificado, seja na área de ensino e na produção artística e cultural. Esta pesquisa demonstra a real necessidade de um acompanhamento contínuo de egressos por meio de uma política de avaliação e um sistema de informação institucional consolidados.


Palavras-chave


Avaliação Institucional. Egressos. Responsabilidade Social.