Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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SIMULACROS E DISCURSOS CONTEMPORANEOS DA ESTÉTICA KITSCH NA DANÇA/CORPO
Gisele Onuki

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UNESPAR/Campus de Curitiba II – FAP, 2018-2019, tem como objetivo o aprofundamento teórico sobre a estética Kitsch e seus processos de reverberação em termos de experiência estética. Sob o interesse da presença de corpos que atendam a lógicas midiáticas, perante a hipótese articulada de que, quando a Experiência Estética (GUMBRECHT, 2010; 2012) confere com propósito, valor dramatúrgico ao contexto de sua ocorrência, ampliam-se as chances de se produzir uma potente fonte para criação de um processo metodológico de análise em Dança sobre o como a estética Kitsch (SEGA, 2008; MOLES; 1971) e seus elementos que o caracterizam (cópia, exagero, perda da função original e uso do espaço errado) estão presentes, mesmo que inconscientemente, nos trabalhos artísticos na contemporaneidade e no desenvolvimento de meus trabalhos artísticos/dramatúrgicos. Dessa forma, fica instaurada a problematização da experiência do corpo na mediação simbólica entre o eu artista com as lógicas midiáticas e a compreensão da Dança como um modo possível de desencadear novos arranjos da organização dessa experiência. Experiencia esta que deriva da potência que um possível “corpo kitsch” na/que dança desencadeia enquanto uma atitude kitsch. É esse corpo que me interessa nesta pesquisa: na construção dramatúrgica do meu corpo kitsch, da atitude kitsch, resultado das ressignificações e deslocações estéticos e culturas aos quais transitamos no decorrer de nossas vidas. Se o Kitsch determina uma atitude, esta demarca a constituição de um ethosque perpassa e impulsiona outros modos de consumir, produzir, escolher e refletir sobre o ser corpo. Diante disto, deparamo-nos com a compreensão dos conceitos de Simulacros e Vitrinas (BAUDRILLARD, 1981; DEMETRESCO; 2014) como suportes para conectar e entender o desdobrar sobre os entendimentos da presença e configuração dramatúrgica/performática desses corpos de lógicas midiáticas em Dança, entendimentos esses que irão me acompanhar nos desdobramentos práticos/corporais da pesquisa no meu trabalho de conclusão de curso (TCC).