Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO PARANÁ.
Stephani Mantovani Diedrich

Última alteração: 2019-08-07

Resumo


RESUMO

 

O presente projeto de pesquisa analisou o grau de satisfação profissional de egressos dos cursos de Licenciatura em Música/Educação Musical de seis instituições de ensino superior (IES) paranaenses, quais sejam a Universidade Estadual do Paraná (Campus I- Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Campus II- Faculdade de Artes do Paraná), Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal do Paraná, formados entre 2009 e 2014. O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o grau de satisfação dos egressos em relação à sua atuação profissional e os objetivos específicos pretenderam identificar a satisfação profissional dos egressos; comparar os resultados da investigação com os da amostra já investigada na pesquisa de doutorado da orientadora, da qual o objeto de pesquisa foi o de investigar o processo de inserção profissional de professores de música (GOMES, 2016); desenvolver levantamento bibliográfico sobre inserção e satisfação profissional; redigir um artigo científico; publicar os resultados em revista especializada e/ou em eventos científicos da área. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da análise dos dados já coletados na investigação da tese de doutorado (GOMES, 2016), cuja metodologia adotada foi o método de pesquisa survey. Para este trabalho os dados referentes à satisfação profissional dos egressos de cada IES foram organizados em novas tabelas e gráficos, a fim de facilitar a análise pretendida. Os indicadores utilizados constituem-se pelo grau de satisfação na profissão, dos aspectos mais e menos valorizados no trabalho e da situação profissional desde formados e atual. Ao comparar os índices de satisfação entre as IES investigadas, foi possível constatar que há similaridade nos percentuais entre as diferentes IES e da amostra global. Constatou-se que os maiores índices de satisfação se referem aos seguintes indicadores: “trabalho interessante que permite adquirir novos conhecimentos”, “atividades que permitem desenvolver autonomia e oportunidade de concretizar as próprias ideias”, “percurso profissional” e “situação profissional atual”. Por outro lado, os maiores índices de insatisfação se encontram nos indicadores: “atividades profissionais que possibilitam boas perspectivas de carreira”, “condições adequadas de trabalho”, “sentimento de prestígio social” e “remuneração salarial”. É possível relacionar este resultado com as proposições de Akkari e Tardif (2011), que consideram a inserção profissional de professores como um processo multidimensional, isto é, implica tanto em fatores individuais quanto institucionais, pois, os egressos apontam maior satisfação em relação aos aspectos de projetos individuais e menor satisfação em aspectos de ordem institucional.

 

Palavras-chave: Inserção profissional. Satisfação profissional. Licenciados em música.