Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

Tamanho da fonte: 
LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2017:UM ESTUDO SOBRE A COLEÇÃO PROJETO MOSAICO
Betina de Moura Alencar

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


Embora antigo, o conceito de livro didático no Brasil se renova a cada ano, assim como sua produção promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que todos os anos movimenta o mercado editorial brasileiro com editais para seleção das coleções que adentrarão em escolas públicas de todo o país. Apesar do tempo e proporção do programa, a disciplina de Arte somente passou a ser contemplada recentemente (2015), por isso esse estudo apresenta uma análise de conteúdo do livro didático de arte, mais especificamente para série do nono ano do ensino fundamental, da coleção Projeto Mosaico, editora Scipione, aprovada no edital de 2017 do PNLD na disciplina de Arte para o triênio de 2017, 2018 e 2019. Metodologicamente optou-se pela análise documental das obras e do Edital. Esse artigo faz uma breve apresentação do histórico do PNLD e sua abrangência, o processo seletivo das obras aprovadas, apresenta a coleção, e faz um levantamento de dados correspondentes aos recursos didáticos que obra oferece baseado no método de análise e classificação integral dos recursos textuais, icônicos e atividades de acordo com critérios pensados a partir dos estudos do Professor Nicolás Martínez-Valcárcel, titular na Universidade da Múrcia, Espanha, utilizando uma tabela Excel como instrumento de pesquisa. Ressalta-se que a coleção Mosaico assume como posicionamento teórico-metodológico da coleção a Transdisciplinaridade e elege quatro temáticas que orientam cada volume da coleção e correspondente a cada temática elege um tema transversal. Assim é definido, para o 9º ano a temática ancestralidade e o tema diversidade cultural. Os resultados trazem à tona uma reflexão sobre a polivalência exigida de professores com formação específica em uma das quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) quando se deparam com a necessidade de abranger todas elas em suas aulas; a coleção mostra estratégias que valorizam a diversidade artística em todas as suas linguagens de maneira não cronológica e interdisciplinar.

 

 

Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de Arte.

 


Palavras-chave


Livro Didático. PNLD. Ensino de Arte.