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CANTO, FALA E EFEITO DE ESTRANHAMENTO NOS ESCRITOS SOBRE TEATRO DE BERTOLD BRECHT
Matheus Bertucci Borges

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


Bertolt Brecht é um dos autores responsáveis pelo desenvolvimento de uma fundamentação teórica do que é conhecido como teatro épico, que envolve todos os aspectos da encenação e, em particular, da atuação. Um dos conceitos centrais para a encenação no teatro épico, é o Verfremdungseffekt ou "efeito de estranhamento", que pretende, segundo o autor, “conferir ao espectador uma atitude analítica e crítica perante o desenrolar dos acontecimentos”. Recusando a catarse, Brecht estabelece instrumentos para empregar o efeito de estranhamento e um deles é a canção. Para o autor, o cantar instaura uma atmosfera de absurdo na cena, que é acentuada quando se dá de forma brusca a passagem da fala para o canto. Considerando também a constatação da importância do canto na obra de Brecht, o objetivo central desta pesquisa é contribuir na compreensão sobre de que maneira a concepção e o uso da canção se relacionam com o desenvolvimento dos princípios da atuação no âmbito do teatro épico, em especial o efeito de estranhamento. Para tanto, fizemos uma leitura sistemática dos escritos de Brecht traduzidos em português, buscando identificar todas as citações do autor referentes ao canto. Em seguida, analisamos as citações sobre o ponto de vista do efeito de estranhamento, comparando-as com o conceito conforme aparece em outros textos teóricos, buscando explicitar as correlações e as possíveis contradições que os registros podem conter. Os escritos expõem que Brecht acreditava que a ópera, espetáculo característico por ser cantado do início ao fim, consegue instaurar a atmosfera do absurdo, por “utilizar elementos racionais e uma aspiração de expressividade e de realismo que são simultaneamente, anulados pela música” Brecht também propõe determinada forma de cantar, para que se adeque à interpretação do ator no teatro épico, que de maneira geral não deve estar totalmente conectada à música. “Quanto à melodia, o ator não deve segui-la fielmente; falar sem ser ao sabor da música é um processo que pode surtir grande efeito". Outra correlação importante identificada é coincidência cronológica do período de definição dos princípios teóricos do teatro épico com o momento em que Brecht se aproxima da ópera, com suas peças "A Ópera dos Três Vinténs" e "Ascensão e queda da cidade de Mahagonny".



Palavras-chave: Canto e fala. Efeito de estranhamento. Teatro épico.