Última alteração: 2019-08-13
Resumo
Este trabalho é resultado da pesquisa de Iniciação Científica “Sumário e índice remissivo das críticas de Mário de Andrade no Diário Nacional entre 1927 e 1932”. Chamou à atenção na pesquisa um conjunto de textos que Mário de Andrade escreveu sobre música popular, como por exemplo “O jazz na igreja” (Diário Nacional, 18 de agosto de 1928), "ópera e jazz" (14 de outubro de 1928) e "jazz e música" (20 de janeiro de 1928). Este trabalho tem como objetivo apontar e refletir sobre as proposições de Mário de Andrade acerca do que chama música popular em suas publicações da Coluna Arte do jornal Diário Nacional em 1928, mesmo ano em que publica sua obra mais influente no campo da música: Ensaio sobre a música brasileira. “Nem exclusivista, nem unilateral” é o que defende Mário de Andrade neste livro, no que se refere às influências sobre a música brasileira e como o compositor deve pensar sobre elas. Posteriormente, algumas das ideias de Mário de Andrade foram utilizadas para defender um projeto estético de música autenticamente brasileira em combate com as influências estrangeiras - sobretudo na década de 1950. A hipótese deste trabalho é de que esse exclusivismo nacional não é confirmado nos textos que o autor escreveu para o jornal, e a influência estrangeira não era condenável dentro da perspectiva modernista andradiana. Com pesquisa realizada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, selecionamos um conjunto de publicações no jornal referentes a esse tema, levantando questões sobre o pensamento de Mário de Andrade em direto diálogo com o livro Ensaio sobre a música brasileira e alguns comentadores dessa e de outras obras de Mário como Jorge Coli e Arnaldo Contier.