Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

Tamanho da fonte: 
DRAMATURGIA CORPORAL: O ATOR AUTOR DE SUA OBRA
Lucas Eduardo Silva

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


Essa pesquisa enfoca o ator como criador de uma obra cênica, a partir do estudo teórico e prático de  proposições de Klauss Vianna, Eugênio Barba e Luis Otávio Burnier e de um processo de criação. Esta investigação de caráter teórico e prático visa criar condições para que o ator-criador domine técnicas corporais, partindo, então, de seu corpo como principal ferramenta de criação cênica. Com metodologia dividida entre treinamento e processo criativo, a pesquisa tem como base principal o processo lúdico encontrado na sistematização da técnica Klauss Vianna, a passagem corpo-mente do livro “A canoa de Papel” de Eugênio Barba e o estudo de Mímesis Corpórea de Luís Otávio Burnier.

Paralelamente aos estudos teóricos, as proposições dos autores estudados foram exercitadas, na fase de treinamento, e, posteriormente,  foi desenvolvido um exercício cênico denominado “Quem pisou no céu, quem pisou no chão, quem pisou no caos”, baseado nas descobertas encontradas durante o processo de pesquisa. Este trabalho visa contribuir, assim, com os processos de artísticos pautados pelo trabalho de atuação, onde atores e atrizes exercitem a criação cênica, em sua integridade, produzindo uma dramaturgia corporal própria, com autonomia artística.



Texto completo: Sem título