Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE DO PNLD 2017: QUESTÕES DA FORMA
Auriane Stremel dos Santos

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


Relata pesquisa desenvolvida no projeto de Iniciação Científica, que teve como objetivo geral analisar as duas coleções de livros didáticos de Arte, para alunos das séries finais do ensino fundamental, denominadas Por toda parte - Arte, da editora FTD (2015) e a coleção Projeto Mosaico - Arte, da editora Scipione (2015), buscando compreender as questões da forma que dizem respeito ao projeto gráfico editorial, conforme os requisitos que constam no Edital do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2017 - programa estatal de política pública do governo brasileiro. Metodologicamente optou-se pela análise documental das obras e do Edital. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de uma tabela elaborada a partir do modelo apresentado pelo professor Dr. Nicolás Martínez-Valcárcel, Professor Titular da Universidade de Murcia, Espanha. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma tabela Excel para quantificar os recursos didáticos ofertados pelos livros, tais como: recursos textuais; icônicos; e atividades. Para a análise do projeto gráfico das obras, numa segunda etapa, outra tabela foi elaborada para demostrar os recursos gráficos, tais como: tipografia, referente ao desenho, tamanho e legibilidade das letras; os recursos visuais como quadros de textos, tabelas e gráficos; iconografia, referente a imagem e sua qualidade; e símbolos. As análises evidenciaram, entre outros resultados, que: as obras satisfazem completamente os critérios estipulados; destacou-se diferenças marcantes entre uma coleção e outra; e o mapeamento destes recursos possibilita uma ampla visão da estrutura gráfica da obra. Por fim, verifica-se que este instrumento de pesquisa pode fornecer ao designer a possibilidade de um planejamento gráfico mais eficaz, ressaltando-se que o projeto gráfico deve potencializar a proposta pedagógica.