Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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OS PROCESSOS NA PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE: SONATA OP. 61 DE JOAQUÍN TURINA
Leonardo Rodrigues, Fabio Scarduelli

Última alteração: 2019-07-31

Resumo


A investigação dos processos e problemática envolvidos na performance musical são temas recorrentes nos trabalhos de pesquisa atuais da área. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver a prática interpretativa da obra Sonata Op. 61 para violão do compositor espanhol Joaquín Turina para uma situação de concerto, através da discussão dos processos envolvidos em sua preparação. Utilizou-se da autoetnografia (estudo da introspecção individual que visa descrevê-la e analisá-la de maneira sistemática) como ferramenta de análise do processo. Para isso, foi primeiramente criado um diário para registrar os procedimentos desenvolvidos no estudo da obra, contemplando-se os aspectos técnicos e interpretativos de cada sessão de estudo. A partir das anotações, foi criado um novo documento onde foi realizada uma análise do conteúdo produzido a cada quinze dias. Com isso buscou-se obter novas ideias, avaliar o desenvolvimento de determinado trecho, próximos passos, motivações, impressões e dificuldades, fazendo-se assim uma “autoetnografia analítica”. Desenvolvida a interpretação da obra, foram feitos registros áudiovisuais de seus três movimentos. O primeiro movimento da sonata foi enviado para professores da área e, com isso, obteve-se uma avaliação do resultado e mais uma gama de possibilidades para se incorporar em um registro final.


Palavras-chave


Performance; Violão; Autoetnografia.