Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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BAIXA VISÃO E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ANÁLISE DO PERFIL DIAGNÓSTICO DOS FREQUENTADORES DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EM CURITIBA
Suellen da Costa Souza, Carlos Fernando França Mosquera

Última alteração: 2019-08-09

Resumo


A deficiência múltipla caracteriza-se quando o indivíduo apresenta simultaneamente duas ou mais deficiências – sejam elas físicas, sensoriais, psíquicas, entre outras – associadas. Crianças com deficiência múltipla apresentam mais probabilidade de desenvolver alterações visuais, se forem comparadas as crianças sem deficiência, com a mesma idade. A ausência ou baixa visão, restringe o desenvolvimento da criança em inúmeros aspectos, dos psicomotores aos de comportamento e sociais. A mesma criança que ainda apresenta outra deficiência associada pode apresentar maiores complicações, incluindo os agravos no desempenho escolar. Sabendo-se disso, a pesquisa objetivou compreender o perfil diagnóstico dos frequentadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado Natalie Barraga (Curitiba-Pr) em idade escolar, que possuíam baixa visão e deficiência múltipla. Para tanto, procurou-se analisar o perfil geral de frequentadores do Centro, bem como das crianças e jovens com baixa visão e deficiência múltipla em idade escolar atendidos pela instituição e compreender possíveis ações conjuntas com outros centros de atendimento e com as escolas. A metodologia para este trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória com análise de dados referentes aos indivíduos que recebem atendimento de reeducação visual, fornecidos pelo próprio Centro, a partir da qual, pode-se perfilar o grupo, de acordo com os diagnósticos e situação escolar. Em relação aos resultados, constatou-se que os usuários têm entre 0 e 91 anos; sendo que destes, 83% estão em idade escolar ou pré-escolar. Dos cento e vinte com diagnóstico complementar, 80,84% apresentaram relação direta com a visão ou deficiência visual, já os outros 23 (19,16%), apresentaram diagnóstico complementar relacionado à outras deficiências, síndromes ou outras condições. Torna-se então fundamental além de um diagnóstico médico, a integração entre atendimentos de saúde e educacionais, com a participação de centros especializados e também da escola, que busque investigar todas as ajudas possíveis para a melhoria da resolução visual, do processo de interação, comunicação, independência, bom desenvolvimento escolar e de qualidade de vida desses educandos. Os resultados da pesquisa também podem contribuir para o planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam nos atendimentos escolares dos estudantes pesquisados.

 

Palavras-chave: Baixa visão. Deficiência múltipla. Saúde escolar.


Palavras-chave


Baixa visão; Deficiência múltipla; Saúde escolar