Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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Dança, Ensino e Inclusão: Percepções da prática
Matheus dos Anjos Margueritte, Andréa Lucia Sério Bertoldi

Última alteração: 2019-08-12

Resumo


O acesso e a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais à dança é um processo recente e permeado de desafios, que ultrapassam o sentido utilitário dos termos e lançam um olhar às noções de apropriação e pertencimento destes corpos nos diferentes espaços em que a dança é realizada. Assim, o presente estudo se propõe analisar como praticantes de dança, diagnosticados com algum tipo de deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, e seus professores percebem os processos de ensino e aprendizagem da dança no contexto de uma instituição de ensino não formal – academia de dança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com utilização de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 10 alunos com necessidades especiais, ambos os sexos, praticantes de dança há pelo menos 2 anos. Fazem parte do estudo, ainda, 2 professores de dança que atuam, há pelo menos 2 anos, com turmas que incluem pessoas com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Os dados foram debatidos a partir do conceito de Umwelt, postulado por Jacob Von Uexkull, na visão de Jorge Albuquerque Vieira (2006), em interface com o conceito de aprendizagem inventiva proposto por Virginia Kastrup (2001), destacando os processos de acesso e inclusão de diferentes corpos na produção de conhecimento na arte da dança. Como resultado deste trabalho, notamos a socialização como um ponto de convergência entre estudantes e professores no que diz respeito à manutenção dos processos de ensino e aprendizagem em dança, extrapolando essa noção para a filosofia das danças praticadas na academia de dança analisada. O artigo ainda apresenta um debate a partir da problemática do convívio social, evidenciando-o como uma possível estratégia de acesso e inclusão desses alunos nos diferentes ambientes artísticos. Esse projeto de iniciação científica se articula com a pesquisa em andamento: “Arte, Ensino e Criação: perspectivas percebidas na experiência prática” na complementariedade do tema estudado e na possibilidade de complexificar o entendimento das relações entre os discursos teórico-práticos que se estabelecem nas subjetividades dos diferentes contextos do ensino da dança.