Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), V EAIC e II EAEX

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LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2017:UM ESTUDO SOBRE A COLEÇÃO POR TODA PARTE
Eleonora Machado Ferrari

Última alteração: 2019-08-07

Resumo


A pesquisa desenvolvida no projeto de Iniciação Científica teve como objetivo analisar a coleção Por toda parte, Ensino Fundamental Anos finais - Arte, da editora FTD (2015), destinada aos 6º anos até os 9º anos, para buscar compreender os recursos didáticos que o livro oferece. A coleção é uma entre as duas coleções de livros didáticos selecionados para o Programa Nacional de Livro didático - PNLD 2017 - programa estatal, de abrangência nacional, que distribui gratuitamente livros didáticos às escolas públicas brasileiras. O livro escolhido para estudo foi o direcionado ao 9º ano. Optou-se por realizar uma análise quantitativa dos elementos textuais, visuais e de atividades que o livro dispõe, através de uma tabela utilizada como ferramenta de pesquisa proposta no estudo de livros didáticos pelo Dr. Nicolás Martínez-Valcárcel, Professor Titular da Universidade de Murcia, Espanha (2018). A ferramenta consiste na elaboração de itens de análise quantitativa e elaboração de tabela Excel para o levantamento dos dados. Após a criação das categorias de análise, do levantamento e análise dos dados pode-se concluir que a metodologia utilizada é um eficiente instrumento de análise quantitativa para mensurar os recursos didáticos apresentados pelo livro, sendo que no ato do preenchimento na tabela já se permite de modo aprofundado um entendimento mais crítico da organização e dos elementos constituidores do livro. A análise aponta para as seguintes considerações: o livro não é focado no estudo da História da Arte; de obras de arte; ou em técnicas artísticas, mas destaca-se em fazer articulações de arte com temas transversais, entre linguagens e outras disciplinas. Observa-se a ausência do conteúdo da linguagem de música. Os recursos textuais (271) são de autoria dos autores, sendo somente 18% realizado por autores externos (textos de artistas, internet ou outras fontes). Há pouco ou quase nenhum exercício de leitura de imagem, pois o recurso iconográfico (300 imagens) foi usado, em sua maioria, de maneira ilustrativa ou motivacional. Em relação às atividades (32 propostas), elas apresentam-se em pequena quantidade e apesar das existentes serem quase na sua totalidade de proposições artísticas, os protagonismos foram bem distribuídos entre individuais e coletivas. Os resultados evidenciam um livro que tem como foco a transdisciplinaridade e é marcado de modo igualitário por recursos textuais e iconográficos.