Última alteração: 2017-08-07
Resumo
RESUMO
Este trabalho visa a apresentar os resultados finais de uma pesquisa de iniciação científica acerca das possíveis contribuições da implementação de uma sequência didática tendo como gênero textual central o Anúncio de Serviço Público (Public Service Announcement - PSA) e como gênero periférico o Comentário Crítico, implementada no Curso de Letras, no início do primeiro bimestre em 2015, em uma universidade do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos na produção escrita enquanto processo (MENEGASSI; 2010; FUZA; MENEGASSI, 2007; JORDÃO; BELOTI, 2014) ancorado no ensino de línguas com base em gêneros textuais (BAKHTIN, 1979/1992/2003), nas capacidades de linguagem, na sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2009, 2013; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004), com aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2009), bem como nos saberes a ensinar e para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY (2009). No que concerne aos procedimentos metodológicos, quanto à coleta de dados, desenvolvemos as seguintes atividades: a) estudos bibliográficos para identificação de concepções e definições acerca do ensino de gramática, das práticas de análise linguística, de produção escrita e suas relações com um ensino de línguas com base em gêneros; b) análise de produções escritas iniciais e finais de futuros professores em relação ao gênero textual periférico Comentário Crítico, levando-se em conta os processos de revisão e reescrita; e, c) análise de questionário final respondido por futuros professores participantes da implementação investigada. Em relação aos procedimentos de análise, utilizamos os aportes oriundos do ISD, tais como: análise do contexto sócio-histórico da situação de produção, caracterização do plano global dos dados, identificação das capacidades de linguagem mobilizadas nas produções iniciais e finais dos futuros professores, identificação dos mecanismos de textualização e enunciativos, bem como identificação de necessidades de aprendizagem e de formação. Os resultados apontam para possíveis ressignificações de práticas formativas e ao desenvolvimento das capacidades docentes, considerando-se tanto as dificuldades de aprendizagem quanto de formação, na busca de uma maior articulação entre os saberes necessários à formação docente (os saberes a ensinar).
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Produção escrita. Gêneros textuais.