Última alteração: 2017-08-11
Resumo
Essa pesquisa tem como objeto processos de criação em dança com foco em mulheres negras. Partiu-se de experiência prévia com o Projeto de Iniciação Científica: Memórias do/no Corpo: dramaturgias para o corpo da mulher negra, bem como do desenvolvimento de práticas de dança em projetos independentes de artistas negras (os) em Curitiba-PR entre 2016 e 2017. Ainda, a pesquisa para a criação em dança baseia-se na discussão e estudo de corporeidades das culturas negras em diáspora por meio de algumas referências como Mercedes Baptista ícone da dança negra e Inaicyra Falcão dos Santos (2009). Como metodologia para a investigação de aspectos particulares da cultura e da dança que emerge de mulheres negras, utiliza-se o estudo e levantamento de propriedades de movimento presentes nas danças dos orixás e em suas mitologias que foram sistematizados durante oficinas ministradas em 2016 e 2017. Essas propriedades são relacionadas em consonância com as memórias e experiências de cada integrante que participa dos encontros semanais que ocorrem desde maio para desenvolver a criação artística. As experiências são também pautadas em estudos de dança contemporânea a partir de conteúdos e métodos investigados em aulas do curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança na UNESPAR-Campus Curitiba II FAP. Ao estabelecer um grupo de oito mulheres negras que se encontra semanalmente para desenvolver a criação em dança pôde-se verificar várias propriedades e qualidades de movimento que estabelecem algumas especificidades próprias a elas como a ritmicidade, uma relação com o peso toda própria entre movimentos pesados e suspensos, partituras corpóreo-vocais e olhar engajado como presença comunicadora.