Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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AS PESQUISAS BRASILEIRAS ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DV’S: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Tiago Pereira

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


RESUMO

 

A pesquisa de iniciação cientifica realizada teve por objetivo traçar um panorama atualizado do que tratam as pesquisas publicadas em revistas online nos últimos onze anos (2006-2016) que possuem seus estudos voltados para a educação matemática e o deficiente visual em situação inclusiva. A pesquisa encaixa-se como um estudo bibliográfico, com a qual analisamos cerca de vinte e uma revistas qualificadas pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - nas áreas de “Ensino” ou “Educação Especial”. Essas revistas deveriam destacar dentre seus objetivos, características que permitem o envio de textos que estejam vinculados ao campo de investigação de Educação Matemática. Aplicando-se isso, foram selecionados vinte e cinco textos, sendo estes, quatro relatos de experiência, vinte artigos científicos e uma atividade para sala de aula. Para localizar estes textos, foi utilizada a ferramenta de busca das revistas, empregando palavras-chave que remetessem aos interesses de nossa pesquisa. Com isso, nos casos das revistas de Ensino, inserimos na busca as palavras: cego, deficiente visual, deficientes visuais, baixa-visão, deficiência visual. Já nas revistas de Educação Especial, utilizamos as palavras matemática e matemático. Mesmo com estas palavras escolhidas, bem como as revistas delimitadas, ainda assim foi necessário um trabalho de leitura inicial apenas dos resumos dos textos, com vistas a identificar aqueles que discutiam especificamente nosso campo de interesse, quer seja, o ensino de Matemática para DV’s inclusos. Feito isso, recomeçou-se as leituras e criação de resenhas para cada texto a fim de aproximar o material do pesquisador, visto que se pretendia arquitetar categorias de maneira indutiva, ou seja, emergentes dos aspectos comuns entre as pesquisas, especialmente os destacados em seus objetivos. Utilizamos como ferramenta de auxílio para construção das categorias a plataforma online WordCloud que gerou um mapa conceitual das palavras que mais aparecem no resumo dos textos, fornecendo assim um direcionamento valioso.  As categorias por nós evidenciadas e discutidas nesta pesquisa foram: Comunicação e linguagem nas aulas de matemática para alunos DV’s, Pesquisa acerca do ensino de matemática para DV’s e o destaque à geometria, Tecnologias Assistivas no ensino de matemática para deficientes visuais e A formação de professores de matemática e os alunos DV’s.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Revisão Bibliográfica. Deficiência Visual.