Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA EM UMA PROPAGANDA DE CERVEJA: SIGNOS IDEOLÓGICOS E AXIOLOGIAS SOCIAIS NA LEITURA E NA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Priscila Muller

Última alteração: 2017-08-04

Resumo


O presente trabalho busca disseminar os resultados obtidos por meio do projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica vinculado à Unespar -  Campus de Campo Mourão - e discorre sobre a representação da mulher negra em uma propaganda de cerveja brasileira. O estudo visa à uma possível leitura do enunciado, corroborada pela análise linguística (GERALDI, 1984; PERFEITO, 2007; MENDONÇA, 2006), que mira a compreensão do discurso e das axiologias sociais de sua sustentação. No processo de análise, o trabalho averigua a configuração do texto, observando os elementos constitutivos da propaganda apresentada, componentes da parte percebida do enunciado – texto verbal e não verbal. Em um afunilamento da análise, a pesquisa considera as implicações dos fatores extraverbais, parte presumida do enunciado, e visa elucidar a bivocalidade dos signos, principalmente pela adjetivação e valorações presentes nos elementos imagéticos, e também explorar as possibilidades de entoação por meio da pontuação utilizada. Para tanto, investiga os signos ideológicos (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006), as axiologias sociais compartilhadas (VOLOCHINOV/BAKHTIN, 1926; BAKHTIN, 1988) entre os interactantes em dada situação sócio-histórica interação. Os resultados demonstram a relação intrínseca entre os aspectos linguísticos e os juízos de valor da sociedade convocados.

 


Palavras-chave


Análise linguística. Valorações sociais. Propaganda.