Última alteração: 2017-08-05
Resumo
Tauana Romanelli Assumpção (PIC/Fundação Araucária)
Unespar/ Campus I, tauanaromanelli@gmail.com
Beatriz Helena Furlanetto (Orientadora)
Unespar/ Campus I, beatrizhelenafurlanetto@gmail.com
Resumo
O texto investiga a influência das culturas europeia, ameríndia e africana nas canções de Waldemar Henrique. O compositor escreveu quase duzentas obras vocais classificadas como canções, toadas, batuques, valsas, cantigas, marchas carnavalescas, modas, modinhas, lundus, chulas. A partir do contato com o cancioneiro do compositor, foram selecionadas quatro obras para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia consistiu em análise bibliográfica, audição de CDs e análise de partituras musicais. Considerado a “voz da Amazônia”, o compositor paraense utiliza, nas obras para voz e piano, constantes folclóricas, lendas e melodias populares, harmonizando temas do povo. Neste sentido, percebe-se sua proximidade ao ideário modernista de Mário de Andrade. O histórico pessoal e a atuação profissional de W. Henrique apontam seu interesse pelo folclore regional e nacional, destacando as cores de brasilidade em sua obra e direcionando seu caminho artístico rumo ao nacionalismo.
Palavras-chave: Música brasileira. Modernismo. Waldemar Henrique.