Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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AS CORES DO BRASIL NO CANCIONEIRO DE WALDEMAR HENRIQUE
Tauana Romanelli Assumpção

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


Tauana Romanelli Assumpção (PIC/Fundação Araucária)

Unespar/ Campus I, tauanaromanelli@gmail.com

 

Beatriz Helena Furlanetto (Orientadora)

Unespar/ Campus I, beatrizhelenafurlanetto@gmail.com

Resumo

O texto investiga a influência das culturas europeia, ameríndia e africana nas canções de Waldemar Henrique. O compositor escreveu quase duzentas obras vocais classificadas como canções, toadas, batuques, valsas, cantigas, marchas carnavalescas, modas, modinhas, lundus, chulas. A partir do contato com o cancioneiro do compositor, foram selecionadas quatro obras para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia consistiu em análise bibliográfica, audição de CDs e análise de partituras musicais. Considerado a “voz da Amazônia”, o compositor paraense utiliza, nas obras para voz e piano, constantes folclóricas, lendas e melodias populares, harmonizando temas do povo. Neste sentido, percebe-se sua proximidade ao ideário modernista de Mário de Andrade. O histórico pessoal e a atuação profissional de W. Henrique apontam seu interesse pelo folclore regional e nacional, destacando as cores de brasilidade em sua obra e direcionando seu caminho artístico rumo ao nacionalismo.

 

Palavras-chave: Música brasileira. Modernismo. Waldemar Henrique.

 


Palavras-chave


Música brasileira. Modernismo. Waldemar Henrique