Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: SOBRE A DEFASAGEM ENTRE A PREPARAÇÃO ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA – UM ESTUDO DE CASO.
Silvia Leopoldina Rolim da Silva

Última alteração: 2016-09-26

Resumo


O trabalho tem por objetivo conhecer o curso de Licenciatura em Música da UNESPAR/EMBAP através da visão dos alunos do quarto ano, para identificar em que medida a passagem pelo curso os prepara para a realidade das salas de aula na Educação Básica Pública. Para isto, foram levantadas informações detalhadas sobre o curso em questão e sobre o perfil, como: resgate histórico do curso de licenciatura no Brasil e grade curricular do curso oferecido pela UNESPAR/EMBAP, assim como as experiências e as expectativas dos alunos. O levantamento foi realizado através de observação, entrevistas, questionários e análise de documentos relativos ao curso e ao ensino de música. Através
desta pesquisa introdutória pode-se traçar um pequeno panorama do curso aliando as propostas metodológicas das disciplinas, os problemas e desafios encontrados à realidade da sala de aula e a visão dos licenciandos à sua preparação para a prática docente.

Palavras-chave


Formação de professores; licenciatura; ensino de música

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