Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA IDENTIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: INVESTIGANDO PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1º AO 5º ANO)
Sandra Inês Boller

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Nossa pesquisa se justifica em função da emergência em desvelar a dimensão pedagógica da identidade profissional docente. A educação vem passando por uma crise que apresenta situações conflitantes de difíceis soluções, atingindo diretamente alunos e professores. Os professores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, mas nos parece que continuam realizando um ensino baseado pura e simplesmente em transmissão de conhecimento, em geral realizado por via oral. Tomando como objetivo geral investigar as questões acerca da profissionalidade docente. Especificamente, visamos apresentar algumas mudanças sociais que refletem na escola e na prática docente; destacar as funções da escola frente a essas mudanças; apontar quais os caminhos para formação permanente do educador. Utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem bibliográfica em referências pertinentes ao tema, dentre eles destacamos autores como Juan Delval, Pedro Demo e José Libâneo. Diante das discussões atreladas concluiu-se que a sociedade passa por grandes transformações que refletem diretamente no ambiente escolar bem como em todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, por tanto se faz necessária à redefinição do papel social do professor, apontando então o desempenho das funções essenciais com relação a sua prática profissional, sendo a formação permanente um dos caminhos para que isso ocorra.


Palavras-chave


Profissionalização docente; Identidade do professor; Formação continuada.

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