Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
EFEITOS E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES EVIDENCIADAS VIA PESQUISA COLABORATIVA
Viviane Aparecida Ferreira Pinto

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade apresentar resultados obtidos a partir da pesquisa colaborativa, que contou com acompanhamento, análise e avaliação do Curso de Formação Continuada de Professores da Rede Pública Municipal de Educação Infantil, atuantes na faixa etária de 0 a 5 anos (berçário, maternal, jardim e pré-escola) do município de Porto União-SC, a qual ocorreu de maio a dezembro de 2015. O objetivo do curso era a construção da Proposta Pedagógica Curricular Municipal, tendo como fio condutor a dialogicidade e colaboração das professoras participantes. Todo o processo de formação foi divido em três grandes etapas: 1. Diagnóstico inicial, tendo como ferramenta um questionário, análise categorial, tabulação e apreciação dos dados; 2. Pesquisa bibliográfica, leitura analítica e produção textual e 3. Análise textual, autocorreção e aglutinação das seções produzidas, visando à construção do documento. Os resultados apontam a contribuição significativa do Curso de Formação Continuada para a formação permanente das professoras, quando comprova a evolução de um quadro de contradição de tendências pedagógicas presentes nos discursos das professoras para um quadro de conscientização e esclarecimentos teóricos, de resistência e descrédito para aceitação e por fim satisfação das profissionais perante os resultados obtidos na concretização do trabalho de autoria, o qual as desafia a materialização em seu cotidiano educativo.


Palavras-chave


Formação de Professores. Formação Continuada. Pesquisa Colaborativa.

Texto completo: PDF