Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
OS GÊNEROS DO TEATRO MUSICADO NO BRASIL (1850-1920)
Talissa Cubas, André Ricardo de Souza

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


Buscamos com essa pesquisa identificar os gêneros de teatro musicado praticados no Brasil na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, destacando suas principais características. Neste período, o teatro musicado foi o principal meio de difusão cultural, e também um importante espaço de produção e divulgação de música. O teatro era um dos principais espaços para o trabalho de instrumentistas, cantores, regentes e compositores, e através dele muitos ganharam notoriedade. Com o advento da Primeira República, ocorreu no Rio de Janeiro, então capital federal, um processo de modernização que buscava acabar com a imagem do Brasil atrasado. A cidade passou por constantes reformas, novas classes sociais surgiam, e com isso houve um maior desenvolvimento do teatro, particularmente o teatro de comédias musicado (teatro ligeiro). Assim como as mudanças que se punham em prática na época, o teatro musicado dava um “ar cultural europeu” para o país; no entanto, alguns compositores enxergaram no teatro a chance de popularizar novos estilos da música brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, artigos, trabalhos em anais e textos publicados na internet, foi possível identificar quatro gêneros do teatro musicado que consagraram o Rio de Janeiro como polo dramático-musical da época. Os gêneros que se estabeleceram durante esse período tinham como principal influência os espetáculos musicais europeus, tais como o teatro de revista, a opereta, a mágica e a burleta. Entretanto, por mais que a estrutura dos espetáculos fosse de origem europeia, as personagens e situações retratadas eram quase sempre tipicamente brasileiras; da mesma forma, a música não se restringia ao erudito, havendo uma mistura entre clássico e popular. Esses espetáculos davam visibilidade às diferentes camadas sociais, denunciando, criticando e satirizando os acontecimentos, ao mesmo tempo em que deram um forte impulso para a música popular brasileira.


Palavras-chave


Teatro musicado. Comédia. Brasil.

Texto completo: PDF