Última alteração: 2016-07-26
Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal investigar metodologias didáticas de fácil execução para serem utilizadas pelos professores de Física na sala de aula. Além disso, executá-las e observar o efeito que elas produzem nos alunos. Muitos professores de Física não trabalham com a experimentação devido a escassez de recursos materiais disponíveis, como laboratórios e instrumentos didáticos. Por outro lado, é um fato conhecido que os alunos ficam motivados quando uma atividade experimental interessante é utilizada como recurso metodológico. Definir qual atividade é interessante e motivadora para o aluno é um pré-julgamento do professor que nem sempre condiz com o ponto de vista do aluno. Realizamos uma atividade, A Física é Show, com apresentação de vários experimentos, utilizando apenas materiais simples e acessíveis no Colégio Estadual Flauzina Dias Viégas, localizado em Paranavaí/Paraná, com o 1º e 3º ano do ensino médio. Após essa atividade entregamos um questionário para os alunos responder. As análises das respostas indicam que estas atividades simples podem entusiasmá-los e promover mudanças conceituais quanto aos conteúdos da Física. Como resultado final, acreditamos que o professor deve rever suas concepções sobre atividades experimentais.