Última alteração: 2016-08-03
Resumo
Sabendo que o poder das novas tecnologias da informação está influenciando diretamente nossas vidas em diversos aspectos, cabe a nós estudiosos de literatura, refletir em que ponto essa influência esbarra-se com a questão da leitura. Não há como negar que o universo virtual está cada vez mais presente no cotidiano de todos e, em se tratando de um universo, por ser tão vasto, acabamos escolhendo o que convém e o que não convém aproveitarmos deste meio. Um dos grandes assuntos que permeiam os estudos e discussões entre os professores, refere-se quanto às leituras dentro do ambiente virtual. Como os jovens compõem grande parte dos usuários na internet, vale a pena pensar no que eles estão lendo dentro do ambiente virtual e se essas leituras são capazes de formar um leitor. O presente artigo procura verificar a participação da tecnologia no acesso à literatura e os tipos de conteúdo digital que os jovens leem. Procura ainda analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, as relações dessa forma de texto com a nova cultura da leitura digital. Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar ainda, a partir do descobrimento de tais conhecimentos, em possíveis estratégias de leitura, para estimular a leitura literária.