Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
AS UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAAÇÃO DE QUALIDADE
Cáceres ROGÉRIO Cáceres, SILVA ROSANGELA TRABUCO M SILVA

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Este artigo tem por objetivo verificar como as Tecnologias da Informação estão sendo utilizadas no contexto educativo. A pesquisa de cunho bibliográfico, está pautada em autores que explicitem a importância do tema discutido, bem como realiza uma pesquisa de campo em uma escola Estadual do Município de Terra Rica no Estado do Paraná, com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para tanto, em um primeiro momento verifica a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de Ensino e Aprendizagem dos alunos, pois entende-se segundo Dowbor (2001) que a educação é um processo permanente de interação entre a escola e o mundo que a cerca. Desse modo é necessário incluir as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito escolar, pois os alunos já utilizam as mesmas em sua vida. Na sequência apresenta os dados levantados na pesquisa de campo, e analisados conforme o referencial teórico utilizado. Por fim destaca o papel do professor como mediador nos momentos de utilização destes recursos em sala de aula, pois conforme Valente (1999), cabe a este planejar e organizar o ensino, desenvolvendo atividades relativas ao conteúdo da disciplina, favorecendo uma educação de qualidade. Ao final deste estudo, espera-se contribuir com a divulgação da análise dos dados levantados, que demonstram como professores e alunos percebem a utilização das Novas Tecnologias da Informação na educação, refletindo sobre a qualidade no processo de Ensino e Aprendizagem.


Palavras-chave


Educação. Tecnologias da Educação. Aluno. Aprendizagem

Texto completo: PDF