Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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INCLUSÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE
aparecido Pires Andrade

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Renan Aparecido Pires de Andrade (PIC, Fundação Araucária)

 

Unespar/Paranavaí, reanan-aparecido9@hotmail.com

Dorcely Isabel Bellanda Garcia (Orientador)

Unespar/Paranavaí, dorcelygarcia@hotmail.com

 

 

 

RESUMO:

É no contexto da Inclusão Escolar e Diversidade que esta pesquisa se insere. Tem como objetivo compreender a inclusão escolar e diversidade na educação básica. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida mediante estudos teóricos, por meio de leituras, análise fílmica, leituras sobre literatura infantil e pesquisa na internet. Os encaminhamentos, leituras bibliográficas foram  no campo da educação e mais especificamente referente à inclusão na educação básica. O trabalho realizado demonstrou que a Educação Inclusiva representa um grande avanço na legislação, garantindo a todos os alunos com deficiências, ou não, o acesso a educação.  Estabelece um novo paradigma na concepção de inclusão, constituindo discussões e reflexões do processo ensino e aprendizagem. Assim, com as novas políticas públicas, a partir dos referenciais da constituição de sistemas educacionais inclusivos, a organização das escolas passa a ser repensadas. Segundo a pesquisa realizada as novas políticas implicam em uma mudança estrutural e cultural da escola para que os alunos na diversidade e em situação de inclusão tenham suas especificidades atendidas.

 

Palavras- chave: Inclusão escolar. Educação básica. Diversidade.


Palavras-chave


Inclusão escolar; educação básica; diversidade

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