Última alteração: 2016-08-10
Resumo
Renan Aparecido Pires de Andrade (PIC, Fundação Araucária)
Unespar/Paranavaí, reanan-aparecido9@hotmail.com
Dorcely Isabel Bellanda Garcia (Orientador)
Unespar/Paranavaí, dorcelygarcia@hotmail.com
RESUMO:
É no contexto da Inclusão Escolar e Diversidade que esta pesquisa se insere. Tem como objetivo compreender a inclusão escolar e diversidade na educação básica. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida mediante estudos teóricos, por meio de leituras, análise fílmica, leituras sobre literatura infantil e pesquisa na internet. Os encaminhamentos, leituras bibliográficas foram no campo da educação e mais especificamente referente à inclusão na educação básica. O trabalho realizado demonstrou que a Educação Inclusiva representa um grande avanço na legislação, garantindo a todos os alunos com deficiências, ou não, o acesso a educação. Estabelece um novo paradigma na concepção de inclusão, constituindo discussões e reflexões do processo ensino e aprendizagem. Assim, com as novas políticas públicas, a partir dos referenciais da constituição de sistemas educacionais inclusivos, a organização das escolas passa a ser repensadas. Segundo a pesquisa realizada as novas políticas implicam em uma mudança estrutural e cultural da escola para que os alunos na diversidade e em situação de inclusão tenham suas especificidades atendidas.
Palavras- chave: Inclusão escolar. Educação básica. Diversidade.