Última alteração: 2016-08-04
Resumo
Milena de Souza Nascimento (PIC, Fundação Araucária)
Unespar/Paranavaí, m.souzan@hotmail.com
Dorcely Isabel Bellanda Garcia (Orientador),
Unespar/Paranavaí, dorcelygarcia@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho insere-se no campo da Educação Especial e Inclusão no Brasil. Apresenta marcos históricos normativos de 2010 e as novas formas de entender e conceber os educandos com deficiência no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se desenvolveu por meio de estudos bibliográficos, análise fílmica, livros de literatura infantil e pesquisa na internet sobre a temática. O presente texto tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, questões de âmbito legal, normativo e educacional sobre a Educação Especial e Inclusão. Constatou-se que as práticas escolares da Educação Especial passaram por períodos diferenciados e hoje estamos no período da inclusão. Com a pesquisa realizada é possível afirmar que, no decorrer dos anos, muitas mudanças significativas ocorreram em benefício da pessoa com deficiência devido à criação de leis, decretos, resoluções que asseguram o direito do mesmo à inclusão. No entanto, se faz necessário salientar algumas dificuldades ainda existentes, quando tratamos da efetivação das Políticas Públicas Inclusivas no contexto escolar.
Palavras-chave: Educação especial. Políticas públicas. Inclusão.