Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
souza de nascimento, DORCELY BELLANDA GARCIA

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


Milena de Souza Nascimento (PIC, Fundação Araucária)

 

Unespar/Paranavaí, m.souzan@hotmail.com

Dorcely Isabel Bellanda Garcia (Orientador),

Unespar/Paranavaí, dorcelygarcia@hotmail.com

 

 

RESUMO

Este trabalho insere-se no campo da Educação Especial e Inclusão no Brasil. Apresenta marcos históricos normativos de 2010 e as novas formas de entender e conceber os educandos com deficiência no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se desenvolveu por meio de estudos bibliográficos, análise fílmica, livros de literatura infantil e pesquisa na internet sobre a temática. O presente texto tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, questões de âmbito legal, normativo e educacional sobre a Educação Especial e Inclusão. Constatou-se que as práticas escolares da Educação Especial passaram por períodos diferenciados e hoje estamos no período da inclusão. Com a pesquisa realizada é possível afirmar que, no decorrer dos anos, muitas mudanças significativas ocorreram em benefício da pessoa com deficiência devido à criação de leis, decretos, resoluções que asseguram o direito do mesmo à inclusão. No entanto, se faz necessário salientar algumas dificuldades ainda existentes, quando tratamos da efetivação das Políticas Públicas Inclusivas no contexto escolar.

 

Palavras-chave: Educação especial. Políticas públicas. Inclusão.


Palavras-chave


Educação especial; políticas públicas; inclusão

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