Última alteração: 2016-08-02
Resumo
A laicidade é um dos princípios conceituais chaves da República, da Democracia e dos sistemas educacionais. Mas não podemos nos enganar, o conceito “laico” não é atemporal, não paira sobre e aquém desse mundo. Historicizar à laicidade é necessário para contextualizar como o conceito se desenvolve e para compreender temporalmente suas continuidades, transformações e disputas. No presente cenário político brasileiro, onde se levantam bandeiras de cunho religioso nas discussões de âmbito público, para argumentar a aceitação ou negação de pautas e projetos, percebe-se um particularismo no caráter laico do estado brasileiro. Como o conceito de laicidade se alterou no tempo? Existe uma nova proposta de para ele? Tendo essa problemática em vista, a proposta deste artigo é discutir e apresentar novas possibilidades para sua elaboração e fundamentação na sociedade, perpassando a educação, discutindo as propostas de ensino religioso. Toma como referencial as propostas de Humanismo do Jörn Rüsen e os debates atuais ao redor do Ensino Religioso propostos por Luiz Antônio Cunha. Entendendo que é necessário repensar a forma de encarar o laico, de definir um valor que supere a mera tolerância na tratativa de religiosidades divergentes para caminhar em direção do que Jörn Rüsen chama de reconhecimento.