Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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LAICIDADE: PARA REPENSAR O HUMANISMO
Régis Batista do Nascimento

Última alteração: 2016-08-02

Resumo


A laicidade é um dos princípios conceituais chaves da República, da Democracia e dos sistemas educacionais. Mas não podemos nos enganar, o conceito “laico” não é atemporal, não paira sobre e aquém desse mundo. Historicizar à laicidade é necessário para contextualizar como o conceito se desenvolve e para compreender temporalmente suas continuidades, transformações e disputas. No presente cenário político brasileiro, onde se levantam bandeiras de cunho religioso nas discussões de âmbito público, para argumentar a aceitação ou negação de pautas e projetos, percebe-se um particularismo no caráter laico do estado brasileiro. Como o conceito de laicidade se alterou no tempo? Existe uma nova proposta de para ele? Tendo essa problemática em vista, a proposta deste artigo é discutir e apresentar novas possibilidades para sua elaboração e fundamentação na sociedade, perpassando a educação, discutindo as propostas de ensino religioso. Toma como referencial as propostas de Humanismo do Jörn Rüsen e os debates atuais ao redor do Ensino Religioso propostos por Luiz Antônio Cunha. Entendendo que é necessário repensar a forma de encarar o laico, de definir um valor que supere a mera tolerância na tratativa de religiosidades divergentes para caminhar em direção do que Jörn Rüsen chama de reconhecimento.


Palavras-chave


Laicidade; Ensino Religioso; Reconhecimento.

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