Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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Formação de professores de música: sobre a defasagem entre a preparação acadêmica e a prática em sala de aula - um estudo de caso.
Silvia Leopoldina Rolim da Silva

Última alteração: 2016-07-28

Resumo


O trabalho tem por objetivo conhecer o curso de Licenciatura em Música da UNESPAR/EMBAP através da visão dos alunos do quarto ano, para identificar em que medida a passagem pelo curso os prepara para a realidade das salas de aula na Educação Básica Pública. Para isto, foram levantadas informações  sobre o curso em questão e sobre o perfil dos alunos, recuperando  a história  do curso de licenciatura no Brasil e da grade curricular do curso oferecido pela UNESPAR/EMBAP; também foram consideradas as experiências e as expectativas dos alunos. O levantamento foi realizado através de observação, entrevistas, questionários e análise de documentos relativos ao curso e ao ensino de música. Através desta pesquisa introdutória pode-se traçar um pequeno panorama do curso, aliando as propostas metodológicas das disciplinas,  e os problemas e desafios encontrados à realidade da sala de aula e a visão dos licenciandos à sua preparação para a prática docente.


Palavras-chave


ensino de música, formação de professores, licenciatura

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