Última alteração: 2016-08-11
Resumo
RESUMO:
O nosso estudo tem por objetivo refletir sobre o conceito de corpo em Platão (428-348 A.C) e qual sua importância no processo de formação do homem grego por meio da análise dos diálogos Fedon e Mênon. A pesquisa é desenvolvida, exclusivamente, pelo estudo de fontes, bibliográficas e a análise é direcionada pelas indicações da História da Educação e da Educação Física. Entendemos que o estudo sobre o corpo na Antiguidade nos possibilitará entender nosso tempo presente de forma mais ampla. As lições deixadas pelos homens que viveram em outras épocas enriquece nossa habilidade reflexiva, o que é importante para a formação do homem contemporâneo. O diálogo Mênon foi estudado com o intuito de compreendermos como Platão entendia o processo educativo, ou seja, se o conteúdo da educação (a virtude) poderia ou não ser aprendida. No entanto, no decorrer do dialogo Platão se remete a questão da imortalidade da alma, pois o conhecimento já está na alma, só precisa ser relembrado. O diálogo Fédon deixa explicito o pensamento de Platão acerca da imortalidade da alma, pois Sócrates – personagem principal do diálogo - ao esperar a morte está tranquilo e justifica seu estado dizendo que todo filosofo procura a verdade, a qual só pode ser alcançada quando a alma se libertar do corpo. Portanto, nesse dialogo, fica clara a negatividade com relação ao corpo. Apesar de Platão entender a necessidade dos cuidados com o corpo, seu pensamento estabelece uma dualidade hierarquizada entre espirito e corpo que foi, posteriormente, herdada pela sociedade medieval e moderna. Os resquícios desse pensamento podem ser, facilmente, observados na sociedade contemporânea por meio das práticas educativas escolares que são divididas entre intelectuais e corporais, sendo as primeiras consideradas mais importantes do que as segundas.Assim esperamos que os conteúdos investigados possam auxiliar uma melhor compreensão da importância da Educação Física na formação do homem contemporâneo. O corpo esta presente nos diálogos de forma educativa, pois, quando ele se refere a alma ele esta ali podendo ser empecilho ou uma fonte favorável de compreensão da virtude.