Última alteração: 2016-08-11
Resumo
O presente projeto insere-se na pesquisa “Ferramentas para a expressividade: a sua incorporação no estudo da técnica violonística” que ocorre no “Grupo de Pesquisa em Violão – estudos da performance, pedagogia e repertório”, registrado no Cnpq. Tem como objetivo a verificação de como ocorre o estudo da expressividade em instrumentos de cordas, teclados e sopros, a partir da análise de seus métodos, e a posterior comparação com a literatura do violão. Com os referenciais teóricos de Eduardo Fernández e Maurício Alves Loureiro delimitamos algumas ferramentas que compõem a expressividade e as estudamos separadamente: timbre, articulação, tempo, dinâmica e vibrato. Para encontrarmos os melhores métodos de variados instrumentos (violino, violoncelo, piano, trompete e flauta transversal) e também para colhermos depoimentos a respeito do estudo da expressividade na formação de estudantes, entrevistamos alguns professores da UNESPAR Campus-Curitiba I EMBAP. Perguntamos a eles quais eram os métodos mais utilizados em suas aulas e quais cobriam com maior eficiência o assunto expressividade. Catalogamos os métodos e trouxemos o conhecimento retido neles para a aplicação no violão. No processo de análise compreendemos uma deficiência na literatura do violão no campo da articulação. Assim, focamos em construir uma proposta de estudos direcionados a esta problemática, a partir da elaboração de exercícios em escalas diatônicas. Como resultado final, trouxemos a tona no âmbito acadêmico a discussão a respeito de um aspecto relevante na performance e que na maioria das vezes é tratado de forma empírica e subjetiva, além de oferecermos uma proposta de estudo técnico visando o aperfeiçoamento de ferramentas que podem ser aplicadas na construção da expressividade.