Última alteração: 2016-08-04
Resumo
O contexto dessa pesquisa analisa a ideia de nudez percebida no trabalho pictórico de Lucian Freud. Trabalha o conceito de nudez proposto pelo filósofo Giorgio Agamben no livro intitulado Nudez. Agamben desenvolve um diálogo com outros pensadores a respeito da nudez sob o ponto de vista cristão, cuja percepção de nudez vem à tona por conta do pecado. No sentido cristão não existe uma teologia da nudez, apenas uma teologia da veste. Na obra de Lucian Freud o conceito de veste encontra-se relacionado com o conceito de véu. Ao desnudar psiquicamente seus modelos, Lucian Freud representa o ser humano de uma forma mais animalesca, sem pudores, retira o véu dos mesmos ao revelar a psique humana em suas pinturas. A pesquisa em questão constrói relações das obras de Lucian com as obras de Rembrandt e August Rodin, referências para o pintor em questão, o qual é referência para as artistas contemporâneas Jenny Saville, quem pesquisa corpos sem identidade sexual definida e Fernanda Magalhães, quem trabalha os tabus presentes na construção da identidade da mulher gorda.
A metodologia consiste no levantamento da questão da nudez e da problemática psicológica do ser nas obras do artista a partir da análise de entrevistas concedidas pelo pintor e alguns depoimentos de amigos e de sua própria família. Contextualiza com a história da pintura anterior e posterior à época de Lucian Freud. O objetivo é entender o significado da nudez na obra de Lucian Freud, construir relações históricas e verificar a importância da representação do retratado para o pintor. Ordenar um pensamento sobre a forma que o artista expressa a nudez em sua obra e como contribui com o processo de aprendizado artístico e o desenvolver de uma poética. O resultado obtido foi o entendimento do modo de Lucian trabalhar a relação entre o pintor e o modelo, ao desnudar psicologicamente o ser, o que aparece declaradamente em suas pinturas. Como conclusão, nota-se que o pintor na proximidade com os modelos, explorou as características psicológicas de cada ser humano intrincado em sua história. Verificou-se a importância da nudez em suas pinturas como algo mais verdadeiro que a veste, veste essa que cobre uma história, que esconde o que a pessoa é e o que ela já viveu, e por meio da nudez Lucian expôs uma visão mais trágica e solitária da natureza humana.