Última alteração: 2016-07-27
Resumo
RESUMO
O trabalho teve como objetivo estudar a interação professor-aluno dentro e fora dos limites de sala de aula, considerando tanto fatores internos quanto fatores externos, isto é, dentre estes fatores há aspectos positivos e negativos que influenciam esta interação e, isto tem ocasionado consequências no processo de ensino-aprendizagem. O relacionamento interpessoal neste contexto traz abordagens e perspectivas que enfatizam a relevância do estudo deste tema, no entanto, tais abordagens nesta área, nos mostram perspectivas de forma superficial, pois somente uma pesquisa de ordem prática poderá corroborar com este embasamento teórico. Para atingir este objetivo, foi utilizada a abordagem de levantamento, que consiste em uma pesquisa onde se interroga diretamente as pessoas. O universo da pesquisa compreende professores e alunos de ambos os cursos, entretanto pelo fato da pesquisa ter sido realizada no ano letivo de 2016, os alunos do 1º ano não fizeram parte do objeto de estudo, assim como professores que ingressaram este ano. Os instrumentos utilizados na pesquisa consistiram em dois questionários com 24 questões objetivas de múltipla escolha, sendo um aplicado para professores e outro para alunos. Do total de 1.175 alunos matriculados no 2º, 3º e 4º ano de ambos os cursos ofertados na instituição, 628 responderam o questionário, representando uma amostragem de 53,45% e, do total de 136 professores que ministram aula na instituição, 27 responderam o questionário, o que corresponde a 19,85%. Após a coleta dos dados, os mesmos foram sistematizados e submetidos à análise e interpretação. Os resultados mostraram que, de acordo com os alunos, os conteúdos do plano de ensino tem sido aplicados integralmente, por outro lado, acrescentam que precisam estudar um pouco fora da sala de aula e, de acordo com os professores, o relacionamento com os alunos quanto ao processo de ensino-aprendizagem demonstra-se através de entrosamento, entretanto seria necessária a participação mais freqüente dos alunos em discussões, debates, questionamentos e esclarecimentos . Diante do exposto, seria importante implantar um canal de feedback entre professores e alunos, facilitando assim a interação, de modo que ambos possam atingir pontos de convergência, promovendo a adoção de boas práticas e a eficácia no ensino.