Última alteração: 2016-08-04
Resumo
Ao observarmos a compreensão da concepção de escrita dos professores em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Língua Portuguesa/Campo Mourão e, também, o processo de produção das atividades de escrita a serem desenvolvidas com os alunos das escolas participantes, deparamo-nos com certa lacuna entre a teoria e a prática de produção dessas atividades. Dessa forma, objetivamos compreender como o PIBID contribui para a formação inicial de professores em relação a propostas de trabalho de escrita, de maneira a visualizar sua relevância e influência na compreensão e transposição da teoria para a prática. O aporte teórico para a pesquisa pauta-se, em especial, nos trabalhos de Fiad e Mayrink-Sabinson (1991) e Sercundes (2004), em relação às concepções de escrita, com destaque para o conceito de escrita como trabalho. Nesta pesquisa, analisamos a prática dos pibidianos quanto à produção de atividades de escrita, relacionando sua compreensão teórico-metodológica e a transposição para a prática de produção das atividades. O resultado da pesquisa evidenciou que houve o entendimento dos conceitos teórico-metodológicos estudados, pois as atividades produzidas ancoram-se nas proposições do conceito de escrita como trabalho, considerando os elementos necessários para a produção textual em sala de aula.