Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS E DEBATES ATUAIS
ELEN LETÍCIA ABREU PEREIRA

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Esta investigação analisa o atual debate acerca do lema do trabalho como princípio educativo com o objetivo de verificar qual o entendimento existente sobre esse assunto, especialmente no contexto do ensino médio brasileiro, identificando como isso se reflete na prática escolar. A pesquisa teve um caráter bibliográfico, a fim de sistematizar os conceitos presentes nas discussões brasileiras atuais, além de realizar entrevista com alguns docentes do ensino médio de Paranavaí, para verificar sua concepção sobre o assunto e como isso se expressa em sua prática pedagógica. As leituras demonstraram que o trabalho como princípio educativo está presente em teorias educacionais voltadas para a classe trabalhadora, mas que há uma ambiguidade no seu sentido, mesmo entre os teóricos brasileiros que o defendem. Para Frigotto o trabalho como princípio educativo deve se pautar em seu sentido ontológico e para Saviani é sua dimensão histórica atual que deve orientar essa proposta. Já outros autores criticam esse princípio por considerarem que, da forma como ele é proposto, não atende necessariamente aos interesses dos trabalhadores, como no caso de Tumolo. Apesar dessas discussões, esse lema está presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, orientando o projeto pedagógico proposto, embora sem trazer uma clara definição e orientação curricular. Nas entrevistas realizadas foi possível perceber que essas indefinições teóricas se refletem na prática pedagógica dos docentes, que acabam incorporando a defesa desse princípio sem saber ao certo como aplicá-lo.


Palavras-chave


Ensino Médio; Trabalho como Princípio Educativo; Classe Trabalhadora.

Texto completo: PDF