Última alteração: 2016-08-04
Resumo
Dentro da ciência geográfica, os conceitos de território, região, paisagem, lugar, sociedade e natureza, uns mais antigos outros mais recentes, surgiram em razão da necessidade de compreensão do mundo que vivemos. A relação entre ensino-aprendizagem do conceito de paisagem é de grande significância para compreensão dos fenômenos e das transformações do espaço geográfico. O conceito de paisagem deve ser abordado pelo professor de geografia de forma crítica e reflexiva possibilitando o aluno a compreender a sua própria realidade. É durante essa relação social e dialética que a prática docente se materializa. Essa prática pedagógica deve ser desempenhada por um conjunto de representações simbólicas, na qual os sujeitos do processo, ou seja, professor x aluno x conhecimento agem e se relacionam entre si e com o espaço conceitual, com suas concepções de mundo e com os símbolos construídos por meio dessa relação. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o conceito de paisagem no ensino de geografia destacando a prática pedagógica do professor e o processo de aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi constituída de pesquisas bibliográficas, entrevistas com professores e alunos e representação da paisagem pelos alunos em formas de desenhos e de textos escritos. Dentre os resultados destacamos: a dificuldade de compreensão do conceito, formas de representação que acabam excluindo o ser humano da paisagem e a ausência de se estabelecer relação entre teoria e prática. A pesquisa contribuiu para a necessidade de repensar o ensino de geografia e trabalhar o conceito de paisagem de uma forma crítica e reflexiva e que o aluno a partir da sua experiência vivenciada, de sua prática espacial, tenha a possiblidade de participar do processo de construção desse conceito.