Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
EDMUNDO MERCER E A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA BOIADEIRA (1910-1930)
Renan Lourenço da Fonseca

Última alteração: 2016-08-09

Resumo


RESUMO

A proposta desta pesquisa é investigar a abertura de estradas que interligam os sertões do estado do Paraná entre as décadas de 1910 e 1930, especialmente a estrada boiadeira, que ligaria Guarapuava no estado do Paraná à Iguatemi no estado do Mato Grosso. A proposta é fundamentada na análise de documentação coletada no Arquivo Público de Paraná, especialmente relatórios de província, mensagens do Governador, jornais da capital entre outros documentos que de alguma forma fazem menção a esse contexto de investigação. Entre os documentos já coletados estão os escritos de publicados por Edmundo Mercer, no qual se buscará entender como apareceu argumento nos discursos sobre a necessidade da abertura de caminhos em direção ao interior do estado, tendo em vista a necessidade de ocupação dos sertões paranaenses em direção às fronteiras, o aumento populacional do estado na primeira metade do século XX e o abastecimento desta população. Como resultados parciais, podemos apontar que a ligação da cidade de Guarapuava no Paraná até o forte militar de Iguatemi no Mato Grosso tinha uma função estratégica de retomada do desenvolvimento econômico do Paraná, especialmente pela comercialização de carne, produto escasso nos principais mercados das capitais do país.

 

Palavras-chave: Edmundo Mercer. Sertões do Paraná. Estrada boiadeira.


Texto completo: PDF