Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO
Emanuelle Amorim Vilas Boas

Última alteração: 2016-08-09

Resumo


Neste artigo problematizamos as representações dos docentes do Ensino Médio acerca de gênero e orientação sexual na escola. Com isso, a pesquisa teve como objetivo compreender as representações que os/as docentes do Ensino Médio têm sobre gênero e orientação sexual. Para responder a problemática e atender ao objetivo nos ancoramos nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais como referenciais teóricos da pesquisa. Para tanto, elaboramos um questionário semi-estruturado aos/às docentes do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Mourão/ PR durante o segundo semestre de 2015. Ao longo da pesquisa foi possível analisar, por meio das respostas dos/as docentes, que não há formação específica para lidar com gênero e orientação sexual na escola. Dessa forma, os resultados da pesquisa apontam que os/as educadores/as não têm uma base teórica e metodológica que dê suporte a sua prática e acreditam que a função de orientar ou discutir sexo, gênero e sexualidade compente às famílias ou responsáveis pelos/as estudantes.


Palavras-chave


Educação. Gênero. Orientação Sexual.

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