Última alteração: 2016-08-09
Resumo
Neste artigo problematizamos as representações dos docentes do Ensino Médio acerca de gênero e orientação sexual na escola. Com isso, a pesquisa teve como objetivo compreender as representações que os/as docentes do Ensino Médio têm sobre gênero e orientação sexual. Para responder a problemática e atender ao objetivo nos ancoramos nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais como referenciais teóricos da pesquisa. Para tanto, elaboramos um questionário semi-estruturado aos/às docentes do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Mourão/ PR durante o segundo semestre de 2015. Ao longo da pesquisa foi possível analisar, por meio das respostas dos/as docentes, que não há formação específica para lidar com gênero e orientação sexual na escola. Dessa forma, os resultados da pesquisa apontam que os/as educadores/as não têm uma base teórica e metodológica que dê suporte a sua prática e acreditam que a função de orientar ou discutir sexo, gênero e sexualidade compente às famílias ou responsáveis pelos/as estudantes.