Última alteração: 2016-08-09
Resumo
No decorrer da história, desde a primeira exibição do cinema em Paris no ano de 1895, muitos educadores passaram a inserir recursos audiovisuais em suas práticas pedagógicas, obtendo particular êxito no que se denominou “motivação para as aulas”. Os argumentos favoráveis a tais iniciativas descritas na literatura são imensas. Nesse sentido, o presente trabalho buscou efetuar um estudo analítico acerca das produções científicas apresentadas em periódicos eletrônicos, selecionando textos e artigos que exibissem, como uma das palavras-chave, ficção científica, além da relação das obras deste gênero, principalmente filmes, com o ensino, principalmente das Ciências Naturais. Dessa forma, pôde-se inferir o modo como esta metodologia era vista pela comunidade acadêmica, especialmente no que se referia à aplicação desse recurso em sala de aula. Posterior à análise, foram elaboradas resenhas, comentários acerca de cada produção selecionada, além das colocações, críticas, dos autores ao abordarem esta temática. Apesar das especificidades contidas em cada artigo analisado, observou-se que os autores selecionados defendem, em unanimidade, a utilização dos filmes de ficção científica em sala de aula, porém argumentam a necessidade de ocorrer de forma didática, com finalidades pedagógicas explícitas e adequadas. Além disso, observou-se também que a principal dificuldade apontada para a aplicação desta prática pedagógica era de que os docentes conseguissem utilizar efetivamente esse tipo de material, pois é uma metodologia que exige uma perspectiva interdisciplinar do professor e que, muitas vezes, é falha em sua formação.